AUTOMATIZAR A PREPARAÇÃO DAS ENCOMENDAS NO ARMAZÉM

12  minutos de leitura 04 novembro 2022

Automatizar a preparação das encomendas, no seu armazém, é bastante importante para a logística do seu negócio. No entanto, se o seu armazém ainda não está automatizado, por onde começar? Que soluções deve de avaliar, testar e por último escolher?

O objetivo deste post é ajudá-lo/a na sua escolha e, conforme os objetivos do seu negócio, contribuir para a descoberta de soluções logísticas de automatização e/ou mecanização que estão disponíveis.

Defina objetivos de mecanização ou de automatização para o seu armazém

Esta etapa é, acima de tudo, crucial para saber porque deve de mecanizar ou automatizar a preparação das suas encomendas.

Portanto, pense nos objetivos que deseja para sua empresa.

  • Aumentar a taxa de preparação das encomendas?
  • Reduzir o risco de lesões musculosqueléticas dos seus colaboradores?
  • Otimizar o seu orçamento, melhorando o desempenho da sua equipa de logística?

Assim como, também se pode questionar quando deseja atingir essas metas e qual o retorno do investimento (ROI) que está à espera.

Avalie as fases de preparação das encomendas que podem ser otimizadas

Certamente que com base nos objetivos definidos na etapa anterior, identificar as fases em que a mecanização ou a automatização terá um valor agregado. Então, pode ser uma mais-valia para a logística do seu armazém, do ponto de vista da produtividade/rentabilidade do seu negócio e/ou do bem-estar dos seus colaboradores.

E, claro, não se trata de investir a todo custo e de uma só vez em tecnologias muito caras. Na maioria dos casos, a mudança será feita gradualmente.

Assim sendo, colocamos alguns exemplos de como pode fazer essa mudança passo a passo:

  • Na fase de armazenamento pode reduzir as lesões dos seus colaboradores de armazém devido à movimentação de cargas pesadas ou economizar tempo em processos de armazenamento mais demorados;
  • Na fase de picking pode considerar encurtar os percursos de picking demasiado extensos ou otimizar o fluxo dos seus colaboradores;
  • Na fase de embalagem, é possível reduzir o tempo gasto na preparação de cada embalagem, principalmente se for demorado, pois a preparação exige uma precisão real ou para evitar possíveis lesões aos seus colaboradores.

Escreva uma lista de possíveis otimizações de logística e passe para a próxima etapa.

Priorize as otimizações a serem executadas

Como resultado, agora que tem clareza sobre quais devem de ser os seus objetivos e as diferentes fases, determine quais são as otimizações mais ou menos urgentes/necessárias para o seu armazém. Priorize, portanto, essas ações de acordo com:

  • Os resultados que pode alcançar em termos de produtividade;
  • O orçamento para alocar;
  • O tempo estimado para implementar essas otimizações.

Para cada otimização, pode atribuir a cada um desses critérios uma pontuação que varia de 0 (baixa produtividade, alto orçamento, longo tempo de implementação) a 5 (maior produtividade, baixo orçamento, curto tempo de implementação).

Depois de ter a sua tabela criada, faça a soma das 3 colunas, e a otimização que tiver a maior pontuação será a prioridade a ser implementada.

Graças a este sistema, agora tem à sua frente um projeto realista e estruturado, baseado no ROI que pode obter dele.

Somente após esta etapa é que poderá perguntar se precisa de mecanizar ou de automatizar algum posto de embalagem para a preparação das suas encomendas. Como fazê-lo? Vamos abordá-lo na próxima etapa.

Encontre as soluções certas de mecanização ou de automatização

Primeiramente, tem em mente as fases de preparação das encomendas que deseja mecanizar ou automatizar? Então, agora saberemos quais das várias soluções de automatização ou mecanização são as mais adequadas para os seus desafios logísticos.

Que soluções existem para mecanizar o seu armazém?

“Graças à mecanização, ganha-se produtividade e tempo. A mecanização é o primeiro passo para investir num armazém mais produtivo e eficiente. » António Reyes, Diretor de Logística da RAJA Espanha.

Assim e apesar de ser um processo que exige uma grande organização, a mecanização de um armazém exige menos planeamento e reestruturação do seu armazém do que a automatização. Principalmente porque automatizar um processo obriga a um profundo pensamento de qual o fluxo, rotinas da equipa de armazém, entre outros…

Entre as formas simples de ganhar produtividade através a mecanização, muitas vezes pensamos em investir em máquinas que:

Que soluções existem para automatizar o seu armazém?

Certamente que automatizar um armazém, geralmente, exigirá mais reflexão e interromperá muitos dos processos atuais no seu armazém.

Com um grande investimento inicial, é possível automatizar toda a preparação das suas encomendas. No entanto, é preferível optar por se concentrar numa das duas áreas que mais beneficiam da automatização:

  • A área de armazenamento e picking;
  • A área de preparação das encomendas.

Dessa forma, vamos apresentar as soluções disponívei

s para automatizar cada uma dessas áreas.

Como automatizar a área de armazenagem e picking?

Para esta primeira área, as soluções que levam o produto ao colaborador são cada vez mais escolhidas entre as opções avançadas oferecidas aos responsáveis de logística.

O transelevador em corredores estreitos

Em corredores de apenas 1,5 m de comprimento, um elevador é movido para os locais pretendidos. O elevador está equipado com uma gôndola que o coloca em frente à caixa do produto a ser procurado ou do produto a ser armazenado.

Graças ao elevador por cabos num corredor estreito, reduzimos o esforço de picking.

As vantagens desta tecnologia:

  • Uma grande economia de espaço, pois podemos reorganizar toda a parte de picking em corredores de 1,5 m;
  • Uma forte redução na possibilidade de erros na encomenda;
  • Um aumento de produtividade porque é o elevador que vai determinar o melhor percurso para agrupar as encomendas a serem preparadas.

Os pontos de atenção desta tecnologia:

  • O elevador não é rápido. Com uma velocidade máxima de aproximadamente 7 km/h, a velocidade de picking ou ado armazenamento é constante, mas limitada;
  • Como em qualquer solução automatizada, é necessário contratar um seguro de manutenção que inclua uma intervenção muito rápida em caso de incidente;
  • Além disso, o trabalho em altura exige o reforço das regras de segurança para os responsáveis pela preparação das encomendas.

O carrossel de picking

Como resultado, o carrossel de picking permite montar uma enorme estante de metal que contém centenas de locais nas prateleiras. No caso de um carrossel de picking vertical, basta digitalizar o produto e a estante envia-o ao responsável, que só precisa de o associar à encomenda que está a preparar. É um sistema particularmente adequado para os produtos pequenos.

Assim, o esforço de picking é reduzido, mesmo que a fase de encaminhamento do produto para o responsável não seja otimizada.

As vantagens desta tecnologia:

  • Melhor produtividade porque o colaborador espera que os produtos lhe sejam apresentados;
  • Redução de acidentes no armazém em relação aos movimentos habituais de picking;
  • Uma forte redução no risco de eventuais erros com as encomendas.

Os pontos de atenção desta tecnologia:

Assim sendo, deve de se certificar de que tem um seguro de manutenção que intervenha de forma rápida e eficiente em caso de avaria.

O sistema automático

Principalmente, com este sistema é movimentada uma bandeja que passa por diferentes áreas, em que muitas das vezes correspondem a diferentes tipos de produtos. Em cada área, um colaborador preenche a bandeja com os produtos. Quando a bandeja correspondente a uma encomenda é finalizada, ela é enviada para a área de expedição. O sistema é particularmente adequado se a maioria das suas encomendas conter mais de um produto.

Com esta tecnologia, otimiza-se o picking e a fase de transporte até à área de expedição.

As vantagens desta tecnologia:

  • Sobretudo, com o aumento da produtividade os responsáveis pela preparação das encomendas  têm uma área restrita para o picking dos produtos;
  • Uma economia de tempo considerável, uma vez que a bandeja realiza a maioria dos movimentos de forma automática;
  • Uma forte redução no riscos de erros com a encomenda.

Os pontos de atenção desta tecnologia:

  • Nesse sentido, é necessário que se certifique de que tem um seguro de manutenção que garanta uma solução rápida para incidentes, caso seja necessário.

Para além da automatização das fases de armazenamento e picking

Além dessas três tecnologias de automatização, existem muitos sistemas automatizados de estantes que são perfeitamente adequados para as paletes e para as caixas. Conectados a um Sistema de Gestão de Armazéns (WMS) específico, permitem automatizar as estantes e monitorizar o estado do seu stock a qualquer momento.

O sistema Pick-by-Voice também pode contribuir para otimizar o fluxo dos seus colaboradores através de um WMS. No entanto, não se esqueça que para todas as tecnologias automatizadas que enviam um WMS, deve de ter em conta as suas necessidades. De facto, um WMS dinâmico atribui, neste momento, um produto a um local. As regras podem variar um pouco conforme a velocidade de rotatividade de um produto, mas em geral, quanto mais inteligente for o seu WMS, mais ele irá direcionar os produtos, para locais, com base em caminhos otimizados. Portanto, é um sistema que se adapta bem a qualquer estratégia de armazém.

Segundo isto, vamos abordar as soluções disponíveis para automatizar os seus postos de embalagens.

Como automatizar a logística da área de embalagens?

As máquinas seladoras de caixas permitem que a embalagem final seja fechada automaticamente. Assim, pode preparar até 1200 caixas/hora!

Já sabe qual a tecnologia de automatização ou mecanização que é mais adequada para o seu armazém?

Implemente estas soluções no seu armazém

Agora poderá implementar as várias soluções que escolheu. No entanto, preste atenção: a mecanização ou automatização do seu armazém mudará muitas ferramentas e processos na sua logística diária. 

A inclusão de tecnologia no seu espaço de trabalho exigirá uma mudança na sua equipa de armazém. E, como qualquer projeto de gestão de mudanças, incluirá:

  • Formação dos seus colaboradores: nestas novas ferramentas e em novas regras de segurança;
  • Comunicar com os colaboradores do armazém: aborde a sua equipa regularmente para permitir que eles compartilhem a sua experiência com as novas ferramentas.

Ao implementar novas soluções, não tente obter ROI demasiado rápido. Geralmente, obter um retorno sobre o investimento num sistema de automatização leva entre 3 a 5 anos. É, portanto, necessário algum tempo de adaptação para manter as suas equipas motivadas e ganhar produtividade no seu armazém.

Em suma: como automatizar ou mecanizar as suas encomendas

  • Planeie o seu projeto de automatização ou mecanização com os objetivos certos, tendo em consideração a produtividade do seu armazém e o bem-estar dos seus colaboradores;
  • Considere a mecanização ou automatização como um processo gradual: direcione as fases de preparação de encomendas em que a tecnologia trará valor agregado real e, em seguida, implemente-a em outros segmentos menos significativos;
  • Escolha a tecnologia que realmente corresponde aos seus objetivos de negócios, avaliando os benefícios para o seu armazém. Se estiver com um orçamento condicionado, mecanize-o. A automatização abrange mais, mas é mais cara;
  • Liderar a implementação desses novos equipamentos como um projeto de gestão de mudanças, preparando os colaboradores aos poucos. O objetivo: continuar a valorizar o seu trabalho, explicando-lhes os benefícios dessas tecnologias.

Se precisar de conselhos, contacte os nossos especialistas através do 707 788 008 ou contacto@rajapack.pt. Eles terão todo o gosto em ajudá-lo/a escolher quais as soluções que melhor se adaptam ao seu negócio.

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