A EMBALAGEM PARA E-COMMERCE DE A A Z

8  minutos de leitura 25 julho 2021

A EMBALAGEM PARA E-COMMERCE DE A A Z

Ao fazer o envio dos produtos deve de ter vários elementos em consideração: o tamanho, o peso dos produtos, qual a embalagem mais adequada, a fixação da embalagem, etc…

Por esse motivo, queremos dar-lhe a conhecer uma lista de 6 dicas para que possa embalar os seus produtos na perfeição, de A a Z.

Acima de tudo, o segredo é: proporcionar uma ótima experiência ao seu cliente. Acima de tudo, deve de enviar uma embalagem que chegue em boas condições e que seja agradável de abrir, assim também reduzirá incidentes com as transportadoras e com os seus clientes.

Dica 1: Faça a si mesmo/a as perguntas certas

Embalar bem os seus produtos parece muito simples, mas na realidade há muitas decisões a serem tomadas. Portanto, para embalar os produtos de forma correta deve de fazer algumas perguntas essenciais, antes de os enviar. Aqui está, uma lista para ajudá-lo/a nessa tarefa:

O quê: O que vai enviar?

Onde: Para onde é que os seus produtos serão enviados?

Quando: Quando é que os clientes precisarão dos seus produtos?

Como: Como é que planeia enviá-los? Por transportadora, por correio?

Quanto: Quantos produtos coloca por embalagem?

Porquê: Porque é que deseja usar esse tipo de caixa?

Dica 2: Escolha a embalagem do seu produto

Esta dica responde em parte à pergunta: “O que é que vai enviar?” Por exemplo, a escolha errada da embalagem pode ter consequências negativas nas condições em que a sua encomenda chegará: uma caixa danificada pode dececionar o seu cliente.

Portanto, para evitar isso, é preciso pensar, por um lado, no tipo de embalagem e, por outro, no seu tamanho.

Que tipo de embalagem deve de escolher?

Por exemplo, pergunte a si mesmo/a qual é o produto que pretende enviar. Esta questão determina a natureza da embalagem que irá usar. Na verdade, um produto frágil requer uma embalagem forte, enquanto que um produto inquebrável (roupas, por exemplo) pode ser enviado num saco de plástico.

A escolha é muito ampla: caixas, sacos, tubos, envelopes, etc… Portanto, cabe-lhe a si encontrar a embalagem que melhor se adapta ao seu e-commerce.

Existem várias qualidades de resistência, que são determinadas de acordo com o peso e com o tipo de produto: caixa de canelado simples, duplo ou triplo. Tenha sempre em consideração que entre a sua empresa e o seu cliente, as embalagens serão manuseadas várias vezes, empilhadas, carregadas e descarregadas com mais ou menos cuidado!

Pense, acima de tudo, em embalagens específicas no caso dos seus produtos serem extremamente frágeis. Por exemplo, as garrafas, que costumam ser danificadas durante o transporte, podem ser colocadas em caixas especiais para garrafas, como os produtos eletrónicos.

Consulte os seus fornecedores de transporte:

Informe-se sobre as condições meteorológicas em que a sua encomenda será transportada. Isso pode afetar a embalagem que escolheu ou até mesmo os produtos que ela contém. Considere colocar, por exemplo, uma saqueta desidratante (anti-humidade) na sua embalagem.

 Qual o tamanho da embalagem que deve de escolher?

Uma embalagem bem embalada e protegida requer uma caixa de tamanho apropriada para o produto.

 Se a caixa de cartão for muito grande, corre o risco de colocar muita embalagem protetora ou do seu produto se soltar e chegar danificado ao destino.

  • No entanto, se for muito pequena pode ser aberta durante o transporte.

Portanto, certifique-se de que escolhe embalagens o mais próximo possível das dimensões dos seus produtos.

Se optar por enviar os seus produtos numa caixa de cartão, experimente a nossa ferramenta, para encontrar o formato de caixa mais adequado, para os seus produtos com apenas um clique.

Dica do especialista: Envia as suas embalagens através do correio expresso e internacional? Tenha em conta os nossos conselhos para controlar o peso volumétrico das suas embalagens. Este é um método de cobrança que pode aumentar rapidamente os seus custos, de envio, se não otimizar o tamanho da sua embalagem.

Dica 3: Proteja os seus produtos

Por exemplo, escolheu uma embalagem com as dimensões corretas, forte o suficiente para proteger o produto. Mas não é tudo, é preciso fixar corretamente o produto dentro da caixa.

Para isso, existem diferentes tipos de proteção: papel kraft, plástico de bolhas de ar, almofadas de ar, espuma, filme, etc…

 

 

 

 

Proteção inovadora: Caixa para produtos de tecnologia com filme de retenção

Da mesma forma, faça a pergunta sobre a natureza dos produtos a serem enviados:

  • Se o objeto for frágil, escolha um enchimento e uma embalagem de proteção eficaz, como o plástico de bolhas de ar;
  • Se o objeto não for frágil, mas corre o risco de ser danificado ao bater nos cantos do cartão, opte por uma solução de amortecimento, como o papel kraft ou as almofadas de ar.

Em suma, certifique-se de que preenche os espaços vazios da embalagem o máximo possível.

Como proteger os seus produtos mais sensíveis?

Descubra mais soluções de proteção para os seus produtos na nossa seção.

Dica 4: Agrupe os seus produtos

Existem várias causas: pode ter um único produto delicado, para embalar, ou vários produtos para colocar na mesma embalagem.

Neste último caso, pode usar os produtos para uni-los entre si de acordo com o seu peso ou forma: o objeto mais pesado deve de ser colocado primeiro, no fundo da caixa, para não esmagar os outros. Em seguida, distribua os outros produtos em volta do objeto pesado e por cima.

Dica do especialista: Se a sua embalagem contém vários produtos e deseja que o artigo mais pesado permaneça na zona inferior, deve de etiquetar a parte superior da caixa, de forma a ajudar os transportadores.

Dica 5: Proteja o fecho da sua embalagem

Agora que o seu produto está na embalagem adequada, protegido por um amortecimento eficaz, pode fechar a embalagem. Parece óbvio, mas existem algumas regras a seguir.

Adicione a fita adesiva. Pode fechar a caixa de diferentes maneiras usando um rolo de fita adesiva:

  • Em U: para produtos leves;
  • Combinação L e U: para o transporte de produtos pesados;
  • Em H: uma forma muito segura e adequada para todo o tipo de produtos.

Dica 6: Envie a sua embalagem

O principal está feito: a embalagem bem embalada, protegida e fechada. Agora deve de chegar em segurança e em boas condições! Para fazer isso, certifique-se de anexar as etiquetas de envio da seguinte forma:

  • O titular do documento, as moradas de destino e do remetente. Devem, portanto, de estar bem visíveis, assim como o código de barras do recibo;
  • Pense em etiquetas como “Frágil” ou “Não empilhar” para que a transportadora possa ter em conta algumas medidas de precaução, durante a entrega.

Agora, sim, a embalagem está pronta a ser enviada. Com a escolha da melhor embalagem o seu cliente terá, certamente, um momento feliz ao abrir a encomenda e… provavelmente irá abri-la e partilhar nas redes sociais. Assim, estará a recomendar o seu produto!

As 6 dicas principais que deve de reter:

  • Faça as perguntas certas antes de embalar o seu produto: o quê, onde, quando, como, etc… Irá poupar o seu tempo na preparação das encomendas.
  • Considere o tipo e o tamanho da embalagem. Tenha em consideração o tamanho, o peso, a fragilidade dos produtos a serem embalados, tal como o sistema de faturação volumétrica, para otimizar a sua embalagem.
  • Selecione o sistema de proteção e suporte mais adequado, dependendo do peso e da fragilidade do seu produto.
  • Organize os seus produtos dentro da embalagem para que não colidam e fiquem estáveis.
  • Feche a sua embalagem com a fita adesiva mais apropriada.
  • Coloque corretamente as etiquetas de envio necessárias para garantir um transporte mais seguro.

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