Em primeiro lugar, o conceito ‘Dark Store’ não tinha qualquer tipo de significado no setor do retalho. No entanto, a pandemia originou uma digitalização, sem precedentes, em todos os sentidos. Inegavelmente, uma das áreas que mais evoluiu tem sido o e-commerce, criando sobretudo novos espaços de venda. É, então, que surge as chamadas Dark Stores.
É, portanto, graças à ascensão do e-commerce que aparecem as Dark Stores. Segundo um relatório do Statista, as vendas online globais atingirão 5,42 biliões em 2022. Sendo esse aumento também significativo nos próximos anos. Além disso, até o final de 2024, espera-se que o valor chegue aos 6,39 biliões. Ao mesmo tempo, a previsão é que daqui a a 10 anos o volume de negócios se multiplique por 6.
Acima de tudo, os novos consumidores exigem rapidez e querem que as suas encomendas demorem o mínimo possível a chegarem ao seu destino. Dessa forma, isto é algo que as Dark Stores tentam cumprir. Com efeito, quer saber mais sobre esse conceito revolucionário, como é que ele pode beneficiar o seu negócio e que tipo de embalagem deverá de utilizar? Então, continue a ler que nós contamos-lhe tudo!
O que são as Dark Stores?
As Dark Stores são as lojas que só vendem os seus produtos virtualmente. Ou seja, o espaço físico apenas se destina a uma função logística. As lojas físicas são tornadas em pequenos centros de distribuição e expedição. São centros fechados ao público, pois servem apenas para dar resposta às encomendas que são efetuadas através da internet.
Antes da pandemia, este tipo de negócio era mais comum em setores como, por exemplo, o alimentar. No entanto, atualmente, as Dark Stores também já estão inseridas em outros setores: moda, grande distribuição, móveis, utensílios domésticos, entre outros.
Como funcionam as Dark Stores?
Um dos principais objetivos das Dark Stores é melhorar a experiência de compra, de todos os clientes, através da iluminação, música, localização dos expositores, entre outros. Para este tipo de negócio, um dos pontos chave é o próprio site da empresa. No entanto, a automatização dos processos é também algo fulcral. Assim, pretende-se que quando o cliente fizer a encomenda, seja acionada a maquinaria que garantirá que nada falhe no processo de expedição e que os prazos de entrega e receção estabelecidos sejam cumpridos.
Existem dois tipos de Dark Stores: a que promove a recolha do produto no estabelecimento (Recolha na Loja) e a que o entrega ao domicílio. Na primeira, a empresa abre uma seção de recolha especial para evitar que os clientes tenham que percorrer toda a loja para encontrar o artigo que é do seu interesse. Por outro lado, quando se trata de entrega em domicílio, o processo é rápido, conveniente e sem contato.
Vantagens das Dark Stores que deve de conhecer
- Melhor distribuição. Como os clientes não podem entrar nas Dark Stores, a sua distribuição pode ser otimizada e planeada para um maior e melhor armazenamento (melhor capacidade de atendimento das encomendas);
- Maior alcance. Transformar uma loja física numa Dark Store oferece um público potencial muito maior, pois os produtos estão online para todos, 24 horas por dia;
- Segurança nas compras. A pandemia obrigou um maior distanciamento social e a criação de ambientes seguros onde pode comprar o que quiser, sem qualquer tipo de problemas. Enquanto o Covid-19 existir, as Dark Stores cumprirão essa função ao permitir que o consumidor compre produtos numa loja física sem que precise de entrar nela;
- Mais eficiência. Com a adoção de métodos logísticos 4.0 e mais tecnologia nas etapas de carregamento, armazenamento e recolha, as lojas têm a capacidade de aumentar o número de unidades entregues e, ao mesmo tempo, gerar uma operação mais eficiente;
- Melhor qualidade. Segundo um estudo da ShopperVista um em cada cinco clientes deixou de comprar online devido à curta duração dos produtos. Um em cada seis fê-lo por causa da qualidade insatisfatória da mercadoria. Nas Dark Stores esta gestão é feita da melhor forma, garantindo a rotação do stock. Além disso, todos os produtos têm uma vida útil garantida.
A melhor embalagem da RAJA para uma Dark Store
Inegavelmente, a embalagem é tudo no e-commerce. Deste modo, também nas Dark Stores a embalagem tem um papel fundamental, pois garante que os produtos chegam nas melhores condições possíveis. Assim, tem dúvidas se deve de embalar os artigos que vende numa simples caixa de cartão ou numa caixa de cartão personalizada e à medida? Conhece as embalagens que facilitam a gestão das devoluções? Descubra as embalagens da RAJA que lhe permitem economizar espaço e Eco-Responsabilidade, causando a melhor impressão nos clientes:
1. Embalagem RAJA para o envio de livros
Se vende manuais ou livros no seu e-commerce, o melhor é recorrer aos estojos em cruz. Os cantos dessas caixas são reforçados, para que o conteúdo fique protegido contra os choques que possam ocorrer durante o transporte.
2. Caixas de cartão para vestuário
Existem roupas que são muito delicadas e precisam de cuidados especiais. Nesse sentido, a embalagem tem um papel fundamental. As mais adequadas para o acondicionamento destes artigos são os sacos e capas para roupas, as caixas armário para roupa e, sobretudo, as caixas desdobráveis de montagem instantânea. Elas são, portanto, fáceis de montar e de armazenar. Para além disso, possuem papel kraft, por dentro e por fora, para cuidar da sua roupa.
3. Caixas para o envio de canecas
Quando o produto é uma caneca, nada como utilizar uma embalagem personalizada que proteja bem o conteúdo. Na RAJA existem caixas de cartão para o envio de canecas. São ecológicas, 100% recicláveis e recomendadas para e-commerce.
4. Caixas para produtos planos
Se o produto a ser enviado for plano, não deverá de utilizar uma caixa grande. Além disso, as embalagens excessivas prejudica a imagem da marca. Opte por caixas ou estojos extraplanos, à disposição na RAJA.
Estes são apenas alguns exemplos, mas temos muitas outras embalagens para atender às necessidades das Dark Stores. Visite a nossa loja!
Converter uma loja física numa Dark Store é uma forma de reduzir custos, otimizar a cadeia de abastecimento e aproveitar as compras online. Caso precise de conselhos, para saber quais são as embalagens que melhor se adaptam ao seu negócio, peça-os aos nossos especialistas através do telefone: 707 788 008 ou do e-mail: contacto@rajapack.pt