Neste artigo abordaremos quais são as 5 prioridades do e-commerce e dos retalhistas, na embalagem. Acima de tudo, conseguir reter e oferecer uma boa experiência de compra, tal como perceber as necessidades dos seus clientes e fundamental. No Salón Deliver, os nossos colegas da RAJA em França, entrevistaram 200 e-commerce e retalhistas Europeus. Descubra os resultados da pesquisa, sobre quais são as prioridades das embalagens, e aproveite os nossos conselhos para superar as expetativas dos seus clientes!
► Prioridade nº1: Facilitar a abertura da embalagem
Para o cliente, não há nada mais frustrante do que uma embalagem difícil de abrir. Portanto, a abertura é considerada um dos momentos mais importantes no momento em que uma embalagem é aberta. Acima de tudo é o primeiro contato com o seu produto. Um adesivo inadequado, ou o excesso dele, pode criar frustração para o cliente.
A nossa dica: opte por caixas com fita dentada para que permitam uma abertura fácil. Essa é a solução adotada por muitos e-commerce e retalhistas que têm algo em comum: o foco na experiência do cliente.
► Prioridade nº 2: Facilitar a gestão dos resíduos na embalagem
Lembra-se da última vez que abriu uma embalagem cheia de partículas de enchimento na sua casa? Além do tempo que perde a limpar uma simples embalagem, o cliente preocupa-se cada vez mais com o meio ambiente. Da mesma forma, valoriza que as empresas utilizem embalagens que respeitem o mesmo e, principalmente, apenas na quantidade necessária.
A nossa dica: Acima de tudo, perceba com atenção como deve de colocar os seus produtos dentro de uma caixa, tendo em conta que a embalagem seja ecológica.
- O enchimento de papel tem a vantagem de se poder colocar diretamente no lixo, assim como no contentor próprio da reciclagem.
- O enchimento de bolhas é, normalmente, menos volumoso do que o enchimento com papel. Além disso, o seu uso depende da fragilidade do produto e do desejo de otimizar o peso da embalagem. Por outro lado, embora o plástico possa ser reciclado, ainda é mais poluente do que o papel.
- E se não quiser colocar enchimento? Dependendo do tamanho, fragilidade, etc, dos seus produtos experimente, por exemplo, embalagens integradas como o filme plástico incorporado ou a proteção de espuma.
A nossa dica: E se optar por outra embalagem? Se o tamanho do seu produto permitir, pode usar envelopes almofadados. Assim, reduzirá o volume e o peso no transporte e também irá ocupar menos espaço no lixo dos seus clientes.
► Prioridade 3: Disponibilizar mais embalagens Eco-responsáveis
A embalagem é percebida por grande parte dos consumidores como uma fonte de contaminação. Opte, por exemplo, por alternativas de embalagens Eco-Responsáveis e, acima de tudo, mostre aos seus clientes que a sua marca utiliza embalagens Eco-Responsáveis. Desta forma, eles ficarão informados das suas boas práticas.
Algumas opções de embalagens ecológicas:
- Fita adesiva ecológica: Possui menos 30% de plástico.
- Fita adesiva de papel: a base é de papel kraft, por isso é reciclável.
- Além do enchimento de papel, existem alternativas como o filme de plástico de bolha em que 50% do material é reciclado ou as almofadas de ar ecológicas.
► Prioridade nº4: Facilitar a devolução da embalagem
59% dos millennials (dos 18 aos 35 anos) não recomendam um negócio se a política de devolução é complicada, de acordo com uma pesquisa ReBOUND, em 2018. A mesma fonte destaca ainda que, duma forma em geral, todos os utilizadores da internet são particularmente sensíveis à política de devolução que é oferecida pelas marcas.
A nossa dica: Escolha caixas de “ida e volta”. Assim, o seu cliente apreciará usar a mesma embalagem para fazer a devolução, e se a sua experiência for positiva, será um elemento de fidelização.
► Prioridade 5: Melhorar o design da embalagem
Portanto, ficou demonstrado, no estudo Shorr, em 2016, que a personalização das embalagens está relacionada com a fidelização do cliente. Este fato fez com que as embalagens personalizadas ganhassem uma grande procura em todas as áreas de negócio.
A nossa dica: Pode, por exemplo, personalizar a sua caixa de várias maneiras: personalizando o adesivo (que é muito mais barato), ou usando o papel de seda em conjunto com uma etiqueta personalizada.
No entanto, se quiser oferecer uma vantagem adicional, em termos de design e de imagem à sua marca, pode optar por personalizar o interior da caixa. Ao fazê-lo, tem também a possibilidade de utilizar as cores da sua marca e de fazer com que esta fique mais parecida com uma caixa de presente.
A nossa dica: Deixe-nos aconselhá-lo na personalização ideal para a sua marca. Ligue para o 707 788 008. Ficará surpreso com o que pode fazer!
Em conclusão:
Na embalagem as 5 prioridades do e-commerce e dos retalhistas têm um objetivo comum: Melhorar a experiência do cliente ao abrir a sua embalagem.
Precisa de conselhos sobre embalagem? Contacte-nos através do 707 788 008 ou visite www.rajapack.pt, os nossos especialistas em embalagens terão todo o gosto em ajudá-lo.