Certamente que os produtos frescos são a estrela de qualquer carrinho de compras. Neste sentido, nos últimos anos, os gastos com eles aumentaram bastante. Inegavelmente, pode-se destacar a preferência cada vez mais marcada pelos produtos frescos locais, bem como por alimentos de qualidade e saudáveis, que na área dos alimentos se manifesta num notável aumento das vendas do abacate, salmão, couve, bacalhau ou banana.
A procura pelos produtos frescos está a deixar os supermercados e as lojas convencionais para ganhar um papel cada vez maior no e-commerce.
Porque é que os produtos frescos estão a crescer no e-commerce?
A comercialização dos produtos frescos através da internet enfrenta, portanto, um vasto conjunto de oportunidades que, bem aproveitadas, garantirão um desenvolvimento muito positivo nos próximos anos:
- O auge da compra de frutas e legumes quilómetros zero representa os produtos frescos sazonais que são cultivados na residência do proprietário, seguindo os métodos ecológicos, de forma a evitar qualquer desperdício nas suas embalagens. A distribuição de frutas e legumes encaixa-se a 100%, no e-commerce, já que o agricultor consegue entregar os produtos diretamente ao consumidor, no seu ponto perfeito de maturação;
- A preocupação pelo meio ambiente é, então, um aspeto que afeta o desejo do consumir, através de produtos orgânicos, saudáveis e de qualidade;
- A melhoria na logística da entrega das encomendas, resulta num maior conforto para o cliente. Ele irá receber a comida no momento exato em que ele mesmo pretender. Para além disso, o produto irá estar fresco, garantindo assim a sua conservação na embalagem alimentar adequada.
Por outro lado, existem vários fatores que incentivam os distribuidores de frutas, vegetais, carnes, peixes, entre outros, a serem atraídos pelas vendas online:
- Por exemplo, eles podem entrar em contato diretamente com o cliente;
- Os custos de venda para o cliente final são mínimos;
- Não existem intermediários que obriguem a alterar o preço de venda ou de compra;
- Inegavelmente, cada vez mais pessoas fazem as suas compras online.
Desafios para o e-commerce de produtos frescos
Os empresários que pretendem começar a vender os seus produtos frescos online enfrentam, portanto, os seguintes desafios:
- Informatização: primeiramente, o desafio é a criação do próprio e-commerce, bem como a sua manutenção. No entanto, o orçamento dedicado a essas tarefas será relativamente baixo;
- Experiência omnichannel: a nova estratégia online deve de ser integrada às ações offline tradicionais;
- Ecologia: antes de surgir um novo consumidor, que se preocupa com o meio ambiente, o produtor deve de estar próximo e disposto a cuidar ao máximo do meio ambiente, favorecendo o comércio local e o uso de embalagens Eco-Responsáveis.
Como deve de ser a embalagem dos produtos frescos para a venda online?
Acima de tudo, a embalagem dos produtos frescos para a venda online deve de respeitar aos seguintes requisitos:
- Eco-friendly: fabricadas em cartão reciclável ou com materiais reutilizados;
- Personalizada: ao passo que por um preço acessível, se oferecer uma embalagem personalizada estará a diferencia-se da sua concorrência, acrescentando valor à sua marca;
- Adaptável: a fim de facilitar o seu transporte e manuseamento, com alças e medidas otimizadas para a distribuição do produto;
- Exportável: as embalagens para produtos frescos devem de se adequar às regulamentações internacionais para o transporte desse tipo de alimentos, nos diversos meios de transporte. Também devem de ter em consideração as condições atmosféricas, de forma a evitar que o frio ou o calor, do exterior, danifiquem os produtos durante o seu transporte.
Tipos de embalagens de produtos frescos para e-commerce
Antes de mais, na RAJA, dispomos de várias opções que garantem o acondicionamento correto dos produtos frescos para o seu e-commerce:
1. Caixas isotérmicas
As caixas isotérmicas são especialmente desenvolvidas para manter o seu conteúdo na temperatura correta, durante várias horas. São adequadas para o contato com os alimentos. Assim, sugerimos que as utilize também com cuvetes de gelo flexíveis ou rígidas, para que a refrigeração perdure durante mais tempo.
2. Caixas para envio de comida
A nossa gama de embalagens alimentares inclui estojos, caixas e bandejas que são indicadas para as mais diferentes necessidades de conservação, transporte e apresentação dos produtos frescos.
3. Etiquetas para produtos perecíveis
Imprescindíveis para o e-commerce de produtos frescos, as etiquetas de expedição para produtos perecíveis alertam os operadores da encomenda e os destinatários sobre as características especiais do conteúdo e a necessidade de mantê-lo no frio, após o ato da entrega.
Deseja saber mais sobre as embalagens para produtos frescos como frutas e legumes? Nós contamos com uma equipa especializada para o/a aconselhar. Ligue para o 707 788 008 ou visite o nosso website.