Sobretudo, facilitar as devoluções do seu e-commerce pode contribuir para fidelizar os seus clientes. Assim, num e-commerce um cliente não vê realmente o que comprou até que o produto seja entregue em sua casa. O momento da verdade é, portanto, quando o cliente recebe e faz o unboxing da embalagem, e a sensação que ele tem naquele momento ditará se ele voltará, ou não, a comprar na sua marca. Se tudo correu bem e o produto vem conforme o esperado, perfeito! Como resultado, a probabilidade dele voltar a comprar é bastante elevada, mas e se não for o que ele queria e quiser devolver?
Deste modo, o processo de devolução de um produto pode ser considerado um problema na relação com o cliente. Mas, como tal, podemos aproveitar para o servir da melhor forma e, para além disso também podemos fazer com que ele fique fidelizado à nossa marca, devido à sua experiência.
Acima de tudo, o que devemos de ter em consideração com as devoluções num e-commerce?
- O cliente tem o direito de desistir da sua compra sem dar qualquer explicação durante os 14 dias após a compra de um produto;
- Da mesma forma, os vendedores online devem de informar de “forma clara, compreensível, precisa e adequada” o processo de devolução dos seus produtos;
- O cliente deve de devolver os produtos adquiridos em bom estado, sem danos ou desgastes visíveis. Em muitas ocasiões, também é necessário enviá-lo na sua embalagem original;
- Em muitos casos, o próprio e-commerce terá que providenciar a embalagem para a devolução. Usando uma proteção para evitar que o produto fique danificado durante o transporte na devolução. As chips de enchimento são, principalmente, uma solução fácil e conveniente. Bem como, o seu preço bastante acessível;
- Uma embalagem bem escolhida garante que o produto chegue ao seu destino no mesmo estado em que o cliente o recebeu. Desde já, existe uma vasta proteção adequada para cada embalagem. Sobretudo, essa proteção é ajustada a cada tipo de produto e pode ser reaproveitada na sua devolução. Como é o caso, por exemplo, do: plástico de bolhas de ar;
- Um operador logístico de confiança reduz os riscos e os danos adicionais durante as devoluções. Disponibilize, portanto, um serviço de logística com sistemas de proteção eficazes. Nesse sentido, pode considerar as cantoneiras;
- Tanto na entrega como na devolução, em primeiro lugar, deverá de identificar os seus envios. É a melhor forma de prestar um bom serviço. Adicione etiquetas aos seus envios para facilitar a devolução da embalagem;
- Facilite as devoluções, quanto mais fácil for para o cliente devolver um produto e obter o respetivo reembolso, maior será a probabilidade deste ficar satisfeito e comprar novamente.
* Uma dica da RAJA: use caixas para os seus envios que sejam fáceis de abrir e possam ser reutilizadas.
Em suma:
Com estes conselhos, que partilhámos, estará a garantir que as suas embalagens chegam em perfeitas condições. Para além disso, no caso de uma devolução, utilizar a mesma embalagem sem pode ser um fator de confiança por parte do cliente. Lembre-se que no processo de devolução, de uma compra, podemos perder os nossos clientes se o processo não for o mais simples e prudente possível.