GESTÃO DE ENCOMENDAS DE E-COMMERCE DURANTE A COVID-19

8  minutos de leitura 13 setembro 2022

Sobretudo, muitas são as incógnitas que se abrem para esta nova normalidade que se estabeleceu com a pandemia do coronavírus. No entanto, já existe uma certeza inegável, fomentada pela imposição de medidas de distanciamento social, e que veio para ficar: o crescimento das vendas online. Primeiramente, este acontecimento faz com que  que os consumidores optem por fazer as suas compras, mais comodamente e sem correrem riscos, através dos seus computadores, tablets e smartphones. Desta forma, para o e-commerce, isso representa um duplo desafio:

  • A satisfação de uma procura crescente, num contexto problemático, para o desenvolvimento de uma atividade laboral fluida, e com dificuldades no abastecimento de materiais e nas rotas logísticas;
  • O respeito às medidas específicas de segurança e higiene na produção, preparação e entrega da mercadoria para minimizar o risco de contágio para os colaboradores, transportadores e clientes.

Na RAJA queremos estar ao seu lado, tanto para lhe fornecer todos os produtos de embalagem, de que a sua empresa necessita neste período complexo, como para o/a ajudar a enfrentar estes novos desafios. Assim, leia e responda às perguntas sobre embalagem e gestão de encomendas durante a crise do COVID-19.

E-commerce e coronavírus: o que nos espera nos próximos meses?

Atualmente, e após passarmos por várias fases que marcam o comportamento das sociedades no combate à doença, vemos as nossas vidas a voltarem à normalidade. A fim de nos vermos envolvidos num novo recomeço, somos marcados por uma preocupação permanente com a saúde, a manutenção dos hábitos de higiene e a preferência pelas compras online. Tudo isso para evitar espaços superlotados, possíveis fontes de disseminação do vírus, mas também com o objetivo de aceder aos produtos esgotados em estabelecimentos físicos que estão disponíveis em negociação direta com o produtor.

Mas afinal, como é que a implementação de medidas de contenção se reflete no e-commerce? Os primeiros dados já nos apontam algumas chaves:

  • A aquisição de produtos alimentares online, teve um grande crescimento durante a pandemia. Segundo os dados da Nielsen, os gastos com compras online dos chamados Fast Moving Consumer Goods (produtos alimentares, materiais de limpeza e cuidados pessoais) aumentaram acentuadamente face os anos anteriores;
  • Em meados de Março, de 2020, a Amazon anunciou a contratação de 100 mil novos trabalhadores nos Estados Unidos para atender à expectativa de aumento das vendas. Um mês depois, anunciou a incorporação de mais 75 mil funcionários, bem como a melhoria dos salários dos funcionários.

Assim, este facto, também acaba por se refletir no sector das embalagens. Segundo a FEFCO (European Federation of Corrugated Board Manufacturers) não faltará cartão ondulado para abastecer as indústrias nos setores da alimentação, farmácias ou de equipamentos médicos. Por outro lado, a Associação de Operadores Logísticos de Elementos Reutilizáveis ​​Ecossustentáveis ​​(ARECO) comunicou que, na segunda quinzena de Março, de 2020, a procura de caixas reutilizáveis ​​para a distribuição de produtos frescos também teve um grande crescimento. 

Boas práticas de E-commerce durante o COVID-19

Para as empresas que têm um e-commerce, manter a atividade durante todo este período requer alterações na forma de organizar o trabalho. É ainda necessário ter em consideração as seguintes boas práticas no seu e-commerce:

1. Medidas de proteção na preparação das encomendas

A zona de preparação das encomendas deve de ter os produtos básicos para a higiene e segurança dos seus colaboradores:

  • Acessórios para a lavagem frequente das mãos, com água e sabonetes ou com soluções hidroalcoólicas, e lenços descartáveis;
  • Equipamento de proteção individual, incluindo luvas descartáveis ​​que devem ser renovadas com frequência. Em relação às máscaras, a sua utilização não é imprescindível se o tipo de trabalho não o exigir e se for mantida uma distância interpessoal mínima de dois metros;
  • A sinalização de espaços através de fitas adesivas técnicas. Por exemplo, que são coladas no solo para delimitar a zona de movimentação de cada trabalhador.

2. Atualização dos termos de serviço no site

A falta de abastecimento, as restrições na distribuição ou a menor disponibilidade de mão-de-obra, afetam, pela força, o serviço de um e-commerce. Assim, informe os seus clientes através de mensagens em destaque na página inicial do seu website e nas páginas de produtos de:

  • A disponibilidade dos diferentes artigos;
  • O tempo de entrega esperado e se podem, eventualmente, ocorrer atrasos;
  • As medidas de segurança na gestão das encomendas e também dos protocolos de envio para cada embalagem;
  • A opção de receber um reembolso se os produtos não estiverem disponíveis dentro de um determinado período;
  • As condições de devolução e aplicação de garantias;
  • Uma excelente ferramenta para manter o contato com seus clientes e, ao mesmo tempo, comunicar novidades relacionadas ao seu e-commerce são as newsletters.

3. Escolha de embalagem que simplifica a distribuição

A atividade dos Correios e das principais empresas de transporte têm sido bastante afetada nos últimos tempos.

Os e-commerce devem de procurar a solução mais adequada para o seu negócio, de forma a facilitar a tarefa das transportadoras. Por exemplo, algumas dicas úteis:

4. Use uma embalagem que facilite as devoluções

Eventualmente, um grande número de consumidores acaba sempre por desejar devolver produtos que compraram online. Para, mais uma vez, facilitar os procedimentos tanto para pessoas físicas quanto para empresas de transporte, envie os seus produtos em embalagens que simplifiquem a logística de devolução. Por exemplo, veja as caixas de “ida e volta” da RAJA.

5. A apresentação ainda importa … e talvez mais do que nunca

Acima de tudo, dialogar com os seus clientes através de uma apresentação espetacular das suas encomendas é hoje mais importante do que nunca. Por isso, é também bastante importante que pense nas embalagens EcoResponsáveis, ou que inclua notas personalizadas com mensagens de incentivo, para mimar a relação de confiança entre a sua marca e os seus clientes.

6. Regras de segurança para entrega em domicílio

Por último, uma série de medidas preventivas devem de ser levadas em consideração no último elo da cadeia do e-commerce: a entrega ao domicílio. Assim sendo, transmitimos-lhe algumas recomendações:

Dicas para os transportadores

  • Coloque sempre as encomendas na caixa de correio, a menos que não caibam ou sejam para entrega exclusiva ao destinatário;
  • Toque à campainha e dê alguns passos para trás antes e aguarde que do outro lado abram a porta;
  • Deixe a embalagem em cima do piso ou do balcão, respeitando a distância de segurança;
  • Trabalhe sozinho, viajando apenas um transportador por veículo e desinfete sempre o espaço.

Dicas para os consumidores

  • Espere alguns segundos antes de abrir a porta para que que quem lhe vá entregar a encomenda tenha espaço para ir embora;
  • Opte pelo pagamento online, na momento da compra, ou caso tenha que optar pelo pagamento na entrega, pague o valor com cartão ou via app mobile;
  • Espere que o transportador saia para ir buscar a embalagem e introduzi-la em casa;
  • Para retirar os produtos, abra a embalagem, lave as mãos, retire os produtos. De seguida, deite fora a embalagem e higienize novamente as mãos antes de manusear os produtos. Por último, limpe cuidadosamente a superfície na qual a encomenda foi apoiada.

Em suma, a RAJA é um fornecedor de embalagens 100% operacional, agora e sempre. Na RAJA estamos cientes do papel que a embalagem desempenha durante a esta pandemia. Por isso, adotamos todos os cuidados necessários para continuar a possibilitar o envio das encomendas.

Em relação aos à preparação das suas encomendas, pergunte-nos tudo o que precisa de saber. Ajudaremos o seu e-commerce a continuar a funcionar com sucesso. Contacte-nos através do 707 788 088, os nossos especialistas terão todo o gosto em ajudá-lo/a!

Os melhores temas