60% dos consumidores Espanhóis, que compram online, consideram a receção da compra diretamente em casa como um excelente motivo para comprar produtos online. Este fato é destacado pelo Ecommerce Report: Spain 2019 da Ecommerce Foundation, e é algo que nenhum e-commerce deve ignorar. O objetivo passa por proporcionar uma excelente experiência no momento em que o cliente recebe a sua encomenda e, da mesma forma, é fundamental que essa embalagem seja perfeita para um envio de e-commerce.
Em suma, destacamos a importância de que a encomenda é o único ponto de contato físico entre um negócio digital e os seus clientes. Acima de tudo, é preciso satisfazer o cliente para que o encontro entre os dois seja emocionante. No entanto, sabe como fazer isso? Na RAJA desvendamos os 8 segredos para que tenha bastante sucesso!
1. Encontre uma embalagem que se identifique com sua marca
Resistente, prática e atraente. É, portanto, fundamental que a embalagem se identifique com os produtos que vende e com a marca que comunica. E isso vai, por exemplo, muito além de colocar apenas o seu logotipo na embalagem.
Ninguém imaginaria que a Apple usaria embalagens desleixadas e de fraca qualidade para os envios dos seus produtos de alta tecnologia, ou que uma marca que se preocupa com as questões ambientais escolheria embalagens de plástico, podendo usar alternativas mais sustentáveis e igualmente eficazes.
Transmita também através das embalagens os valores da sua marca e crie uma excelente experiência de compra para os seus clientes.
2. Aposte em embalagens Eco-Responsáveis
Sustentabilidade e preocupação pelo meio ambiente são valores cada vez mais importantes para todos os consumidores. Não se limite apenas a ser Eco-Responsável através dos produtos que comercializa: aumente a sua preocupação para com o meio ambiente ao embalar o produto do seu e-commerce.
Na RAJA, dispomos de uma ampla gama de referências de embalagens Eco-Responsáveis. Pesquise entre os nossos produtos as caixas, envelopes, materiais de enchimento e fitas adesivas que são mais adequadas para o seu negócio. Acima de tudo, o melhor é que para além de Eco-Responsáveis são também personalizáveis!
3. Escolha uma embalagem com um tamanho semelhante à do seu produto
Por sustentabilidade, por praticidade, por segurança e por uma questão de custos. Portanto, a lógica é que escolha a caixa de cartão, envelope ou o tubo com o tamanho mais próximo do produto que vai embalar. As transportadoras têm em consideração o peso dos envios e o espaço que estes ocupam para estabelecer as suas tarifas. Em suma, enviar embalagens que ocupem muito mais espaço que aquele que o próprio produto ocupa pode sair-lhe muito caro.
Portanto, o excesso de espaço vazio, dentro de uma caixa, pode ter duas consequências:
- Que os produtos se movam durante o transporte e cheguem danificados ao seu destino.
- Que tenha que gastar uma quantidade exagerada de enchimento de embalagem e proteção para esconder as falhas.
Não duvide. A embalagem perfeita para um envio, de e-commerce, não se encaixa no modelo de usar uma caixa enorme para enviar uma caneta.
4. Facilite as devoluções com embalagens de “ida e volta”
O estudo da E-commerce Foundation revela quais são os tipos de produtos que lideram as devoluções nos envios de e-commerce. Por exemplo, 20% das pessoas devolveram roupas nos últimos 12 meses; 12% sapatos; e 9%, produtos eletrónicos. Em suma: no momento de conceber a embalagem perfeita, não deve apenas de pensar em como o cliente a recebe, mas também em facilitar a devolução dos produtos que não o convenceram. Principalmente se o seu e-commerce fizer parte de um dos três setores que mencionámos.
Na RAJA dispomos de caixas e envelopes de “ida e volta”, desenvolvidas com uma dupla fita adesiva para simplificar os processos de devolução. Acima de tudo, tornam-se imprescindíveis na preparação das encomendas!
5. Coloque o enchimento e a proteção da embalagem na medida certa
Para assegurar um transporte seguro e sem inconvenientes, na embalagem perfeita para um envio de e-commerce não se pode esquecer da embalagem de enchimento.
Por exemplo, ao decidir qual a embalagem de enchimento que deve usar, considere o tipo de produto que está a querer vender e qual a função que a embalagem de enchimento deve ter:
- Envolver e amortecer os eventuais choques;
- Fixar os produtos e preencher o interior das embalagens;
- Proteger as superfícies frágeis;
- Envolver os produtos sensíveis à eletricidade, etc.
Da mesma forma, a apresentação também é um fator muito importante. Portanto, a perceção do cliente de que os produtos que comprou estão totalmente protegidos durante o transporte é um fator de fidelização.
Acima de tudo, surpreenda com o enchimento! Já conhece o Sistema Geami WrapPak? Ele produz um enchimento de estrutura em favo de mel, 100% natural, reutilizável e reciclável. O papel Kraft protege contra os impactos e o papel de seda evita as marcas indesejadas. Um enchimento ecológico e inovador!
E mais algumas dicas: coloque os objetos mais frágeis no centro, para que fiquem protegidos dos choques e das quedas. Por exemplo, lembre-se também das saquetas desidratantes, pois são ideais para combater a humidade!
6. Feche corretamente a sua embalagem
Agora chegou a hora da verdade: o fecho da embalagem.
Em suma, a chave para fechar da forma mais correta uma embalagem está na fixação. Escolha entre a fita adesiva, a fita de cintar ou dos grampos industriais dependendo do tamanho e do conteúdo das suas embalagens.
7. Identifique bem os seus envios
O último detalhe de uma embalagem para o envio de uma loja online é a etiquetagem. Deve, portanto, de colocar dois tipos de etiquetas:
- Etiqueta com os detalhes de envio. Inclua o nome, morada completa e o número de telefone do remetente e do destino. Coloque-a por cima da embalagem, de forma a que esteja sempre visível durante o transporte e cubra-a com fita adesiva transparente para evitar que se estrague ou seja afetada pela humidade.
- Etiqueta com instruções de manuseio. Indica se o produto é frágil ou em que posição a embalagem deve de ser mantida durante o transporte.
No entanto, nunca coloque uma etiqueta nos cantos ou nas laterais, pois isso irá comprometer a sua fixação e legibilidade.
8. Cuide ao máximo da apresentação e não se esqueça dos detalhes
Muitas vezes abordamos a importância de personalizar a sua embalagem. Comunicar a sua marca em cada envio é fundamental, mas pense nos sentimentos que deseja despertar nos seus clientes ao abrirem a encomenda. Esta é, portanto, a sua oportunidade de surpreender e criar uma experiência de compra memorável, fazendo com que os seus clientes voltem ao seu website continuamente.
Na RAJA, damos-lhe algumas ideias para melhorar a sua embalagem e obter este efeito maravilhoso:
- Amostras de outros produtos.
- Um voucher de desconto para a próxima compra.
- Uma nota de agradecimento escrita à mão.
- Merchandising da sua empresa.
- Uma brochura ou catálogo da sua marca.
- A fatura da encomenda apresentada de forma original, divertida ou elegante.
E pronto! Já tem a embalagem ideal para estabelecer uma excelente relação entre os seus clientes e sua loja online. Quer continuar a aperfeiçoar o processo de preparação das suas encomendas? Alie-se à RAJA, o seu parceiro para soluções de embalagens com entrega em 48/72 horas. Estaremos ao seu lado sempre que precisar!