Antes de tudo, está na hora de preparar a estratégia do seu e-commerce para o próximo ano! Descubra as nossas 5 dicas e garanta o sucesso do seu negócio.
1) O cliente no centro
A estratégia focada no cliente é um fator estratégico bastante comum em muitos setores e muitas empresas. Um cliente satisfeito acaba por promover a sua marca e isso irá ajudá-lo/a a alcançar potenciais novos clientes.
A dificuldade? Sobretudo, as necessidades e as exigências dos clientes são cada vez mais! Como resultado, este fato é algo que se verifica no setor do e-commerce. Assim, como é que pode surpreender um cliente e ganhar a sua confiança com a primeira encomenda? Receber o produto dentro do prazo ou receber a embalagem em excelente estado são dois elementos fundamentais que determinam a experiência positiva do cliente que compra online. Centre-se nestes dois aspetos e pense em tudo aquilo que pode fazer para melhor a experiência, de compra, dos seus clientes.
Como tornar a sua marca inesquecível:
- Primeiramente, utilize uma embalagem prática. Nunca desvalorize este aspeto, certifique-se de que a embalagem que escolheu é fácil de abrir;
- Facilite as devoluções. Acima de tudo, tornar o procedimento de devolução o mais simples possível, dará segurança aos seus clientes e fará com que os consiga fidelizar. Assim, eles poderão repetir a experiência de compra com mais confiança. Por exemplo, temos disponível a caixa de cartão com dupla fita adesiva de “ida e volta”. Esta caixa facilita as devoluções, dos produtos, devido à sua fita dentada;
- Envios seguros: a principal função de uma embalagem é proteger os produtos que contém, no seu interior, para garantir que eles chegam intactos e em boas condições aos clientes. Uma embalagem danificada ou mesmo um produto dentro dela pode destruir a reputação de uma marca.
2) Escolha alternativas ecológicas
O setor do e-commerce está em grande crescimento e, acima de tudo, existe uma maior preocupação pelo meio ambiente. Neste sentido, temos boas notícias! Existem, cada vez mais, alternativas ecológicas!
Considere as embalagens Eco-Responsáveis, utilize produtos recicláveis, fabricados a partir de materiais reciclados ou que reduzam o consumo de matérias-primas. Por exemplo, na RAJA dispomos das caixas de cartão ecológicas e 100% recicláveis e de materiais feitos de amido de milho, como é o caso das chips de enchimento – ideais para preencher os espaços vazios dentro das caixas.
As nossas dicas:
- Em primeiro lugar, tente adotar uma política de compras Eco-Responsável. Sempre que for possível, trabalhe com fornecedores certificados e que forneçam produtos ecologicamente responsáveis;
- Embalagens que respeitam o meio ambiente. Ou seja: independentemente de qual for o tipo de embalagem ou enchimento, procure sempre encontrar uma solução ecológica;
- Reduza o desperdício: evite espaços desnecessários nas suas embalagens. Escolha, portanto, caixas de cartão ajustáveis em altura. Por exemplo, para além destas caixas serem fabricadas com 70% de cartão reciclado, adaptam-se à altura dos seus produtos. Assim, pode utilizar este modelo standard e consoante o tipo de produto, que pretender embalar, será apenas necessário adaptá-la.
3) Otimize os seus custos de logística
Desde já, um dos objetivos comuns de muitas empresas para o próximo ano é o de reduzir os tempos e os custos de transporte e de logística.
Todavia, por onde começar? À primeira vista, reduza o peso e o volume dos seus envios e otimize o processo da embalagem para entregar as suas encomendas atempadamente.
As nossas dicas:
- Escolha a embalagem certa para cada tipo de produto. Nesse sentido, precisa de uma caixa mas não sabe qual é o tamanho ideal? Experimente, então, a nossa ferramenta on-line: a Box Selector. Insira as dimensões do seu produto e descubra quais são as caixas mais adequadas;
- Contacte os nossos especialistas. Os nossos especialistas em embalagens terão todo o gosto em ajudá-lo/a a encontrar as melhores soluções para o seu negócio;
- Invista em embalagens multifuncionais. Considere, por exemplo, a caixa postal em enchimento de espuma da RAJA. Esta caixa já vem incorporada com uma espuma interior em poliuretano, para proteger os produtos. Assim, os seus produtos ficarão perfeitamente protegidos sem terem a necessidade de qualquer proteção adicional. Em suma: isso permite que agilize a preparação das suas encomendas.
Lembre-se de que o tempo gasto na preparação das encomendas é um elemento-chave no cálculo do custo logístico geral, otimize-o!
4) Personalize a sua embalagem
No e-commerce, a embalagem é o ponto de contato mais direto com o cliente. Assim, já pensou em escolher caixas personalizadas para comunicar a sua marca ou o que pretender?
Fitas adesivas personalizadas
Personalize a sua fita adesiva com as cores da sua marca ou imprima o seu logotipo! Por analogia a fita adesiva é bastante utilizada no retalho e no e-commerce.
Por exemplo, algumas vantagens de usar as fitas adesivas personalizadas:
- Maior segurança contra os possíveis roubos: qualquer tentativa de descolar a fita provoca a rutura da caixa e evidencia a sua abertura;
- Valorização da sua marca: a sua marca é visível durante todo o envio da embalagem, desde o armazém até ao cliente final;
- Otimização de espaço: a fita adesiva é essencial para o fecho da caixa, portanto está muito presente na logística. A alteração da fita standard para a fita personalizada não afetará o equilíbrio do seu armazém porque não terá que fornecer espaço extra.
Alternativa ecológica? Experimente a fita de papel gomado
Se procura uma alternativa ecológica, a RAJA dispõe duma fita fabricada em kraft 100% natural. Inviolável: qualquer tentativa de descolar a tira provoca a rutura da caixa e evidencia a sua abertura. Bastante potente devido à sua cola vegetal, que penetra em profundidade na fibra de cartão.
O que é o unboxing?
Unboxing é o termo que se utiliza quando as pessoas abrem as embalagens dos produtos que recebem. Atualmente, nas redes sociais, os influencers têm muito o hábito de partilhar os produtos que a marcas lhes oferecem. Assim, esta partilha representa uma publicidade gratuita, que pode dar a conhecer os seus produtos a novos públicos. Como tal, isto significa que quanto mais cuidadosamente o seu produto for embalado, maior será a probabilidade de ele ser partilhado nas redes sociais.
5) Melhore a gestão do seu armazém
O armazém é uma zona crucial a nível estratégico para uma empresa. Algumas dicas podem ser suficientes para obter bons resultados, a curto prazo. Um armazém deve, portanto, de ser capaz de suportar o crescimento da sua empresa e os picos periódicos da atividade. Por outro lado, uma quebra nas operações significa menos encomendas enviadas e, portanto, uma desaceleração do seu negócio.
As nossas dicas:
- Organize o seu armazém: invista nos produtos certos e no equipamento certo. Estantes e equipamento de armazém, equipamentos de manutenção e transporte de carga, roupa de trabalho e calçado de segurança, entre outros;
- Defina a sua estratégia: identifique as suas necessidades e quantifique-as. Isso irá ajudá-lo/a a planear tudo numa perspetiva estratégica, permitindo que torne toda a sua atividade mais eficiente;
- Sistemas e máquinas de embalagem. Se ainda não o fez, considere adquirir as máquinas no procedimento da embalagem. A partir de um determinado número de encomendas torna-se quase essencial! Algumas das vantagens: mais segurança para os seus funcionários, menos desperdício, embalagens de qualidade e economia no espaço de armazenamento.
Se necessitar de mais informações, visite o nosso website ou entre em contacto com os nossos especialistas. Contacte-os através do 707788 008 ou por e-mail: contacto@rajapack.pt