O nome soar-lhe-á familiar: fita de papel gomado. Mas o que faz exatamente este tipo de fita? É uma fita de papel kraft que se fixa na caixa de cartão, através de uma solução de cola vegetal. Isso permite que a cola se penetre profundamente, por entre as fibras do cartão, e seja inquebrável. Tanto que a fita ao ser retirada faz com que a caixa fique danificada.
Porque é que a fita de papel gomado é utilizada?
Basicamente por três razões. A primeira, a segurança, já que ao retirar a fita a caixa é danificada, deixando em evidência se aquele envio foi aberto. Não é surpreendente que muitas das grandes empresas de e-commerce, como por exemplo a Amazon já a estejam a usar.
É muito fácil de aplicar, sendo apenas necessário usar os dispensadores (também conhecidos como humidificadores). Alguns deles são elétricos e ajudam a automatizar o processo de fechar as caixas. É, portanto, uma ferramenta muito útil para otimizar a preparação das suas encomendas.
Por fim, o papel gomado é feito com papel kraft, geralmente reciclado e 100% natural. Para além da sua cola (bastante eficaz para fechar as caixas) também respeita o meio ambiente, sendo totalmente biodegradável.
Que tipos de fitas de papel gomado existem?
Basicamente duas: o papel gomado simples e o reforçado. A segunda difere da primeira por apresentar um conjunto de filamentos entrelaçados que dificultam o corte da fita. Desta forma, garantem que o fecho da fita deixe uma marca na caixa, evidenciando se esta foi, ou não, aberta.
A goma simples é utilizada para pesos de até 30 kg, enquanto a reforçada, devido às suas propriedades, é aplicada em cargas mais pesadas de até 80 kg. Ambas são muito úteis para a exportação, pois resistem muito bem às alterações de temperatura.
Como se aplica?
O papel gomado precisa de um dispensador de fita diferente do clássico. É um humidificador que, ao aplicar na caixa, humedece a fita. Os dispensadores de papel gomado podem classificar-se de acordo com a sua utilização: os standard – com um corte manual ou por alavanca (para uma utilização mais intensiva) – e por último as máquinas humidificadoras, com um dispensador eletrónico que permite fixar rapidamente o papel. Isto é algo que deve de ter em consideração na preparação de muitas encomendas.
Sem dúvida de que o papel gomado ganhou, nos dias de hoje, uma posição de destaque no e-commerce. Tornou-se bastante comum vermos essas fitas a serem usadas para fechar as caixas. Por serem feitas em papel kraft, elas são totalmente personalizáveis. Além disso, com a nossa ferramenta para a personalização da fita adesiva dispomos de um modelo especialmente desenhado para criar uma fita gomada de papel: totalmente adaptada ao gosto do cliente. Ao usar esta fita irá aumentar a visibilidade da sua marca.
Conclusão:
O envio de embalagens tem ganho, cada vez, mais força no e-commerce. E, consequentemente, na preparação das encomendas e na qualidade da entrega. Assim, as lojas de e-commerce tentam, cada vez mais, acrescentar valor em cada embalagem, destacando-as da restante concorrência e elevar o grau de satisfação dos seus clientes.
Portanto, garantir uma entrega eficiente, rápida e atraente é um dos principais objetivos de um e-commerce. Deste modo, as empresas contribuem com os seus valores e tentam coincidi-los com os dos seus clientes. De tal forma que, agora, ter uma embalagem ecológica é fundamental para garantir uma boa imagem da marca para com o seu cliente. Mas, por outro lado, não devemos de nos esquecer que os objetivos de uma empresa são preparar os pedidos da forma mais otimizada possível e evitar que ocorra qualquer dano ou tentativa de roubo durante o transporte.
O papel gomado é a solução para todas essas necessidades. Por isso, é uma de nossas apostas futuras ao fechar de forma segura as embalagens. Fique atento pois, certamente, em breve elas irão ganhar um maior destaque.
Para mais informações sobre os nossos produtos pode ligar para os nossos especialistas em embalagens através do 707 788 008, eles terão o maior prazer! Ou, se preferir, pode contactar-nos por e-mail: contacto@rajapack.pt