FRUSTRATION-FREE PACKAGING, DIGA ADEUS ÀS EMBALAGENS DIFÍCEIS DE ABRIR!

4  minutos de leitura 25 julho 2021

Fitas adesivas impenetráveis, fitas extremamente justas, voltas e mais voltas de filme onde nem se percebe onde é o início e o fim. Quantas vezes recebeu uma embalagem e a mesma ficou completamente destruída por fazer um esforço excessivo para conseguir abri-la? Um estudo da DS Smith tem a resposta: os espanhóis passam sete horas, por ano, a tentar abrir embalagens difíceis. A solução está numa tendência que está cada vez mais na moda entre o e-commerce: frustration-free packaging.

Embalagem difícil de abrir = má experiência para o cliente

Preparar as encomendas com embalagens que desafiam, até aos mais habilidosos, é algo que se pode traduzir numa experiência negativa para o cliente. Em suma, podemos comprovar que uma embalagem é difícil de abrir quando se transforma um momento de alegria numa verdadeira deceção:

  • 47% dos entrevistados afirmam que estragaram o conteúdo ao tentarem abrir as embalagens.
  • 55% das pessoas acabaram mesmo por se magoar.
  • 32% não voltaram a comprar produtos da mesma marca, ou na mesma loja online, após terem tido aquela experiência frustrante. Por exemplo, na Geração Z (população entre 18 e 24 anos) essa percentagem sobe para os 69%.

Da mesma forma, percebe-se que os homens tendem a gastar mais tempo do que as mulheres (um minuto a mais) ao tentarem abrir sozinhos uma embalagem difícil. Isto acontece porque o fato de terem que pedir ajuda, a terceiros, acaba por causar algum constrangimento.

O que é a frustration-free packaging?

Em conclusão, a frustration-free packaging é um tipo de embalagem mais sustentável que tem como objetivo facilitar a abertura da embalagem para o cliente, sem comprometer a sua segurança e a proteção do produto durante o seu transporte.

Acima de tudo, um dos principais valores da frustration-free packaging é o respeito pelo meio ambiente. Dá-se primazia ao uso de materiais ecológicos, recicláveis ​​e Eco-Responsáveis tal como o minimalismo no processo de preparação das encomendas. Deve de se usar, portanto, a quantidade certa de adesivos, preenchimento, etc. e, se possível, enviar os produtos diretamente através da embalagem original.

Por exemplo, a Amazon foi pioneira a promover esta filosofia. Desta forma, lançou em 2008 uma iniciativa denominada de Frustration-Free Program com dois objetivos: satisfazer o cliente, simplificando a abertura das embalagens; e reduzir o volume dos resíduos gerados pelas vendas online.

Além disso, até ao momento, mais de 750.000 referências na plataforma oferecem a opção de pedir embalagens frustration-free. Da mesma forma, segundo a Amazon, a aposta da marca neste programa evitou o desperdício de 244 mil toneladas de materiais de embalagem, ao longo destes últimos 12 anos.

Como preparar as suas embalagens para que estas sejam fáceis de abrir?

Acima de tudo, tente ao máximo evitar experiências de compra negativas aos seus clientes. Adote, portanto, embalagens frustration-free como standard na preparação das encomendas de e-commerce. Considere estas cinco dicas para embalagens fáceis de abrir:

     1. Evite embalagens em excesso

O excesso de embalagens não só danifica a imagem da sua marca, como também prolonga desnecessariamente o processo de abertura da mesma. Por exemplo, recomendamos que pondere o uso da fita adesiva ou do papel kraft como material de enchimento (que para além de eficaz é também Eco-Responsável). Para os produtos mais frágeis e/ou com conteúdos volumosos utilize apenas elementos plásticos, como a fita ou o filme.

      2. Reduza o tamanho da embalagem

No mundo das embalagens frustration-free, menos é mais. Já sabe que reduzir o tamanho da sua embalagem é benéfico para os seus custos. No entanto, talvez ainda não tenha pensado que um pacote menor é mais fácil de abrir, mesmo que seja por pessoas mais velhas ou com habilidades diferentes.

      3. Use os sistemas de fecho mais adequados para cada produto

O uso excessivo da fita adesiva não contribui em nada em termos de segurança e serve apenas para criar obstáculos na hora de abrir a embalagem. Veja quais são os sistemas para fechar as caixas de cartão que existem e escolha a solução mais indicada para os seus produtos. Mais uma vez:  sem excessos!

     4. Use embalagens Eco-Responsáveis

Já conhece os produtos de embalagens Eco-Responsáveis da RAJA? São a melhor opção para obter um frustration-free packaging com uma consciência verde. Consulte o nosso catálogo e adquira caixas, envelopes, sacos, etc, fáceis de abrir. Com entrega em 48/72 horas.

     5. Aplique os 5-Rs das embalagens da RAJA

A chave para um bom frustration-free packaging coloca em prática os 5-Rs da embalagem RAJA. Lembra-se deles?

Reduzir

Reutilizar

Repor

Renovar

Reciclar

Mais satisfação para o cliente e menor impacto para o meio ambiente. Assim é a frustration-free packaging! Experimente com a ajuda da RAJA, o seu fornecedor de embalagens com mais de 4.000 referências sempre em stock.

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