Tem um negócio? Preocupa-se com o meio ambiente? Gostaria de otimizar as suas embalagens? Com este artigo, conheça o caminho para tornar o seu packaging mais racional e sustentável. Sobretudo, todos nós queremos que as compras online sejam rápidas e económicas. E, além disso, exigimos que os produtos cheguem à nossa casa o mais cedo possível e em perfeitas condições. Assim, os nossos desejos como consumidores são, à primeira vista, incompatíveis com a preservação do meio ambiente e com a racionalização dos processos de distribuição das encomendas. No entanto, nasceu um conceito que defende a satisfação do cliente de e-commerce, sem prescindir da sustentabilidade: a otimização das embalagens.
Portanto, o que é a otimização da embalagem?
A otimização da embalagem é um processo que procura utilizar a embalagem adequada, para cada produto, de acordo com as suas características, as suas necessidades de conservação e o percurso que fará até ser entregue ao cliente final. Para fazer isso, ele é baseado em três princípios:
- Minimalismo: serão utilizados os formatos de embalagem e o enchimento certo, nas quantidades e nos volumes adequados, de acordo com cada tipo de encomenda;
- Segurança: verificar sempre que os produtos, a serem transportados, estão bem protegidos e se irão chegar ao seu destino nas melhores condições;
- Sustentabilidade: optar por soluções de embalagens recicláveis e ecologicamente corretas.
Porque deve de otimizar as suas embalagens?
Os volumes de cartão, plástico, entre outros, que se destinam a embalar os produtos têm vindo a aumentar nas últimas décadas. Segundo os dados dos United States Environmental Protection Agency, só nos Estados Unidos as embalagens e os resíduos das embalagens gerados a cada ano aumentaram 185% entre 1960 e 2015. Nada menos que 27 a 78 milhões de toneladas por ano, das quais, felizmente, cerca de metade são reciclados.
Nesse sentido, para acabar com esta espiral de multiplicação de resíduos, extremamente nociva para o ambiente, é imposta a obrigação de tomar medidas. Com a otimização das embalagens, é possível reduzir os custos das embalagens e minimizar o impacto que as atividades de distribuição têm no meio ambiente.
Como conseguir a otimização da embalagem
Conseguir a otimização das embalagens, no seu e-commerce, envolve a implementação de várias ações que afetam toda a cadeia da preparação das suas encomendas. São portanto:
1. Reduzir a utilização de embalagens não recicláveis
Por exemplo, em relação à otimização das embalagens, é melhor dispensar totalmente ou, pelo menos, restringir a utilização de produtos que não sejam biodegradáveis ou que não possam ter uma segunda vida. Tente controlar o seu consumo ao preparar as suas encomendas.
2. Dê prioridade às opções de embalagens recicláveis
Atualmente, um grande número de marcas internacionais partilha o mesmo objetivo: utilizar apenas embalagens 100% recicláveis, nos próximos anos. É o caso do Walmart ou da Mondelez, que se propôs a atingir este objetivo até 2025.
Elimine o excesso de embalagem
O excesso de embalagens prejudica a imagem da sua marca e faz com que sejam também um desperdício. Para evitar isso, pode tornar o trabalho dos seus operadores mais fácil, apresentando propostas de embalagens versáteis e que economizem tempo. Por exemplo: considere as caixas de altura variável.
4. Substitua os plásticos por alternativas mais sustentáveis
Antes de tudo, a UE tem vindo a tomar medidas para proibir a comercialização de plásticos descartáveis. Em síntese: pratos, copos, palhinhas, talheres, entre outros objetos. O objetivo é, portanto, reduzir o plástico nos oceanos, onde esses resíduos levam décadas para se decompor.
Nesse sentido, o sector das embalagens também tem grande responsabilidade, pois consome sozinho 40% dos plásticos que hoje são fabricados. Como resultado, para reduzir essa dependência do plástico, na RAJA, dispomos de uma grande variedade de embalagens ecologicamente responsáveis.
Exemplos de otimização de embalagens: Amazon Day para usuários Prime
Para além de intervir diretamente na embalagem, a otimização da embalagem exige que um e-commerce agrupe os produtos e os entregue aos seus clientes numa única embalagem. Desta forma, o consumo das caixas de cartão, da fita adesiva ou dos materiais de enchimento é bastante ponderado.
Para promover essa prática, a Amazon implementou um serviço exclusivo para clientes Prime, o Amazon Day. Este serviço, permite escolher um determinado dia da semana para receber todas as encomendas que foram feitas na plataforma nos dias anteriores. Desta forma, o armazém pode embalar vários produtos juntos.
Comece a otimizar as embalagens do seu e-commerce: os seus clientes, o meio ambiente e os seus resultados financeiros vão agradecer. Visite o nosso website e descubra toda a nossa gama.