SMART PACKAGING: O FUTURO DA EMBALAGEM JÁ ESTÁ PRESENTE

5  minutos de leitura 25 julho 2021

Quais são condições de temperatura e de humidade em que os seus produtos são enviados? Será que os alimentos irão chegar em perfeitas condições de forma a serem consumidos? Por onde é que a embalagem passou antes de chegar ao seu destino? Responder a estas perguntas é agora possível com a smart packaging. Este tipo de embalagem apresenta, portanto, uma tecnologia que foi desenvolvida para garantir que o seu produto está em perfeitas condições. Acima de tudo, em toda a sua cadeia de abastecimento. Isto é: desde que o produto sai do armazém até ser consumido ou utilizado pelo cliente.

A smart packaging é, em conclusão, o futuro da embalagem e já está presente duma forma bastante clara. Os dados comprovam-no. Por exemplo, de acordo com o estudo que foi desenvolvido pelo Market Research Future, Smart Packaging Market Research Report – Forecast to 2023, a smart packaging representa um mercado de 46 bilhões de dólares em todo o mundo. Prevê-se uma taxa de crescimento anual de 5,16% entre o período de 2017-2023.

Smart packaging, o que é?

A smart packaging combina dois tipos de embalagens diferentes:

  • Intelligent Packaging: capaz de controlar as alterações sofridas pelos seus produtos quando estes estão armazenados dentro da embalagem. Tanto no seu estado real e em condições de conservação externas.
  • Active packaging: reage ao serem tomadas medidas que garantam a proteção do produto contra essas alterações.

Portanto, a smart packaging está a revolucionar o mundo das embalagens tradicionais. Ela oferece ao seu produtor e ao consumidor um conjunto de serviços adicionais. Acima de tudo, vai muito além de uma simples embalagem que permite o armazenamento e o envio dos seus produtos.

Intelligent packaging + Active packaging = Smart packaging

A smart packaging combina dois tipos de recipientes e embalagens:

1. Intelligent packaging ou embalagem inteligente

A embalagem inteligente utiliza sensores e dispositivos que ajudam a controlar a situação e o estado do produto em tempo real. Em conclusão, é possível medir:

  • TTI, ou indicadores de temperatura e de tempo. Informam a que temperaturas uma embalagem foi exposta e por quanto tempo.
  • Grau de humidade.
  • Nível de degradação. Avalia se um alimento, ou qualquer outro produto, para consumo humano é ainda adequado para comercialização e para o consumo do mesmo.
  • Localização. As etiquetas RFID controlam a localização do seu produto. Além disso, também armazenam todas informações por onde a embalagem passou.

2. Active packaging ou embalagem ativa

Por exemplo, a active packaging combate qualquer tipo de ameaças que possam surgir. Portanto, ajuda a prevenir as condições que colocam em risco a qualidade dos seus produtos.

Como funciona a embalagem ativa? Normalmente, emite uma substância ou absorve um agente nocivo presente no meio ambiente (água, oxigênio, etc.), ao detetar alterações na iluminação, pressão, temperatura, humidade, etc. O objetivo é manter o seu produto nas melhores condições possíveis, durante mais tempo.

Quais são os setores que irão obter mais benefícios com a smart packaging?

A smart packaging oferece, por exemplo, vantagens para todo o ecossistema logístico. Principalmente em dois setores: o alimentar e o farmacêutico.

Smart packaging em alimentação

Por exemplo, as possibilidades das smart packaging na alimentação são impressionantes. Uma das técnicas mais inovadoras é o MAP (Modified Atmosphere Packaging). Consiste em extrair o ar, no interior das embalagens, e substituí-lo por uma mistura de gases que exercem um efeito protetor sobre os alimentos. Assim, as suas propriedades nutricionais e organoléticas mantêm-se intatas, durante mais tempo.

Smart packaging em farmácia

Da mesma forma, a smart packaging, no setor farmacêutico, garante a segurança e a eficácia dos medicamentos. Com as tecnologias NFC ou bluetooth, o packaging dos medicamentos pode interagir com os telemóveis ou tablets. Acima de tudo, mostra como se aplica um tratamento ou avisa-o/a, na aplicação, de que está na hora de tomar o seu medicamento.

No entanto, a smart packaging, ainda tem que enfrentar alguns desafios económicos e ambientais.

Soluções atuais da smart packaging

Em conclusão, podemos contribuir para implementar, na sua empresa, produtos que detetam se um produto foi, ou não, bem manuseado. Depois disso, pode cuidar melhor da qualidade e da segurança dos seus envios. Junte-se à smart packaging!

Indicador de temperatura descendente COLD ColdMark 

É um indicador que está sempre ativo (não precisa de ser acionado). Quando é exposto a uma temperatura inferior à indicada, a partir de 30 minutos, a janela fica roxa.

 

Indicador de temperatura ascendente WARM WarmMark

É um indicador de altas temperaturas que se aciona quando se puxa a lingueta. As janelas ficam coloridas, em função do tempo de exposição, a uma temperatura acima daquela que é a ideal.

 

Indicador de impacto ShockWatch

Este indicador é ideal para os seus produtos mais delicados. Além disso, se o seu produto sofrer um impacto, o indicador marca no tubo central da etiqueta uma tonalidade vermelha.

 

 Indicador de inclinação TiltWatch XTR

Se os seus produtos ficarem virados mais de 90º, o indicador irá passar de preto para vermelho. Além disso, possui um número de série que o ajuda a garantir a rastreabilidade dos seus produtos.

Os seus produtos estão bem etiquetados?

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