Tem um e-commerce, e em alguma ocasião, roubaram as encomendas dos seus clientes sem que eles as recebessem primeiro? Preocupa-lhe que outras pessoas possam ficar com os seus produtos durante o transporte da mercadoria? Não está sozinho. O medo do roubo dos produtos é uma grande preocupação no mundo digital. De acordo com o Package Theft Statistic da C+R Research (2020), com base numa pesquisa realizada a 2 000 consumidores, no ano passado 43% dos Americanos não chegaram a receber algumas das suas encomendas online devido a roubos.
E mais: este é um problema que tem vindo a aumentar com a pandemia COVID-19, já que em 2019 a percentagem de afetados era menor, mais precisamente de 36%. Em 2020, o custo médio da embalagem roubada era de 136 dólares. Em suma, um relatório da Checkpoint Systems revela que os produtos mais afetados pelos roubos são a moda, beleza, bricolage, eletrónica e alimentação.
Portanto: quando um cliente sofre um desses roubos, é bastante comum que a marca assuma a responsabilidade e, por cortesia, proceda ao envio de uma nova encomenda. No entanto, essa prática acaba por prejudicar os resultados da empresa a longo prazo, com prejuízos que, embora a princípio pareçam insignificantes, acabam por ser maiores que o espectável.
Damos-lhe boas notícias. A embalagem pode ajudá-lo a reduzir a taxa de roubo das suas encomendas. Tome nota e mantenha os ladrões à distância com estas medidas!
O que faz uma embalagem chamar a atenção dos ladrões?
Com base num estudo realizado por Shorr, em 2017, sobre os costumes dos ladrões de varandas (assim caraterizados pela sua tendência de roubar encomendas alheias), existem certas características externas que tornam uma embalagem mais propícia a ser roubada:
- Localização da caixa, saco, pacote ou envelope. Em 33% dos casos, é simplesmente uma questão de oportunidade. Se o pacote não estiver a ser supervisionado, por exemplo, em frente a uma casa vazia, numa porta, empilhado na rua ou dentro de uma carrinha que esteja aberta, o ladrão sentirá que corre um menor risco de ser apanhado.
- Menção da marca na embalagem. Embora sejamos grandes defensores das embalagens personalizadas, usá-las quando há risco de roubo pode não ser indicado, na opinião de 31% dos entrevistados.
- Pistas externas que dão uma ideia da natureza do conteúdo. Para 20% das pessoas entrevistadas, quando uma embalagem traz etiquetas que alertam para a fragilidade do seu conteúdo, ou que detalham diretamente o que está lá dentro, estamos a dar pistas aos ladrões.
- Tamanho da caixa. Caixas grandes ou pequenas? Quanto menor, melhor. 13% dos entrevistados acreditam que as caixas grandes chamam mais à atenção, pois vêm-se ao longe.
- Formato da caixa. Para 3% das pessoas, uma embalagem com relevo também não é uma boa ideia pois pode dar pistas do que está por baixo.
Como evitar o roubo de pacotes consoante a embalagem?
As pessoas, mais experientes, que compram online desenvolveram as suas próprias táticas para evitar os roubos. A C+R Research indica que 64% dos entrevistados quer estar em casa para receber pessoalmente as suas encomendas. No entanto, 24% optam por ir buscá-las às lojas, 19% exigem a entrega com assinatura, 13% vão buscá-los à sede da transportadora e 11% escolhem a morada de um amigo ou familiar onde a encomenda possa ser entregue.
Mesmo assim, para o seu e-commerce, pode considerar outras ações baseadas na escolha de uma boa embalagem para aumentar a segurança dos seus envios:
- Embalagem discreta: o segredo para por passar desprevenido. A embalagem discreta evita que outras pessoas – ladrões inclusive – descubram o que está dentro da embalagem. A embalagem discreta não é incompatível com a personalização nem com a comunicação da marca, só que no momento do desempacotamento ela torna-se evidente. O resultado é, portanto, uma embalagem pouco evidente e, consequentemente, menos chamativa para os ladrões.
- Sistemas de fecho à prova de roubo.
Em suma:
O fato de uma caixa ou envelope ser difícil de abrir também tem, acima de tudo, um efeito dissuasor sobre os ladrões. Na RAJA, oferecemos sistemas de fecho muito seguros para reforçar os seus envios.
- Fitas adesivas reforçadas com filamentos. Tão resistentes como uma fita de cintar e imune à abrasão.
- Selos de segurança, de plástico ou metal.
- Caixas postais com fecho reforçado. Incorporam duas abas laterais que dificultam a abertura.
- Sacos e envelopes de plástico opaco. Afastam o conteúdo dos olhares mais curiosos. Para o envio de objetos de valor ou documentos confidenciais aposte, por exemplo, nos nossos sacos de plástico opacos de alta segurança, com fecho adesivo que alerta para qualquer tentativa de rasgo, e com código individual de seguimento. O mais confiável!
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